PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável(CEBDS), World Business Council for Sustainable Development(WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

OBJETIVO

Estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações;

Proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários;

O que é um inventário de emissões atmosféricas com base no GHG Protocol?

Padrão global para que empresas e organizações mensurem e gerenciem emissões de gases de efeito estufa.

No Brasil, é realizado através do Programa Brasileiro GHG Protocol e a FGVces é responsável pela adaptação do método.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa é a forma de quantificar as fontes de emissões diretas e indiretas de GEE de uma empresa, evento, processo, unidade, produto, país, atividade ou área.

Conhecendo o perfil das emissões a organização pode dar o passo seguinte, o de estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade e que está diretamente ligado aos conceitos e práticas ESG.

A norma ABNT NBR ISO 14064- 1 (Especificação e orientação a organizações para quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa) detalha princípios e requisitos para realizar e gerenciar o inventário de GEE.

registro público de emissões

O Registro Público de Emissões é uma plataforma desenvolvida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol que auxilia na publicação dos 

inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das organizações membro do Programa.

Atualmente é o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina.

+ de 0

Organizações que já publicaram seus inventários de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol 

(conforme página de registro público da FGV base 2008 a 2021)

Por que realizar o inventário?

Oportunidades de novos negócios
Atrair novos investimentos
Eficiência econômica, energética ou operacional
Benchmark
Participar de mercados de emissões de GEE
Prestar contas aos acionistas e stakeholders

Passo a passo para a realização do inventário

validação do inventário

Após a finalização do inventário a empresa pode optar por validar e publicar o seu inventário de emissões GEE. Para isso ela precisará contratar um organismo validador e verificador (OVV) ou seja, uma empresa acreditada para validar o inventário realizado.

A verificação por terceira parte do inventário de emissões de gases de efeito estufa tem como principal objetivo assegurar a qualidade das informações descritas na Declaração do Inventário de Emissões, ajudando os clientes a manter um elevado padrão de qualidade em seus inventários e comunicação a respeito das emissões de gases de efeito estufa.

 

PUBLICAÇÃO DO INVENTÁRIO

A Publicação é realizada na plataforma da FGVces que é o organismo no Brasil acreitado para realizar este processo de publicação dos inventários.

Ao publicar no GHG Protocol, três categorias de selo podem ser atribuídas aos inventários de gases de efeito estufa. São eles:

  • OURO: Ter um inventário de GEE verificado por organismo de verificação acreditado pelo Inmetro;
  • PRATA: Publicar um inventário de GEE completo, incluindo todas as fontes de escopo 1 e 2, e escopo 3 opcional;
  • BRONZE: Publicar um inventário de GEE parcial, que não necessariamente inclua todas as fontes de escopo 1, 2 e 3.

ESTRATÉGIAS DE DESCARBONIZAÇÃO

Reduzir as emissões de carbono de sua empresa é um passo muito importante rumo a uma economia de baixo carbono. Ter uma estratégia sólida de descarbonização é um grande desafio e estamos aqui para lhe ajudar a ser mais sustentável!

O tema descarbonização envolve decisões que geram impacto em diferentes pilares estratégicos da economia e da sociedade e, se adotado de forma estratégica, gera diversos benefícios para empresas e indústrias.

Para a descarbonização ser efetivamente alcançada em sua empresa, é necessário uma estratégia personalizada para o seu caso. Muitos fatores devem ser levados em consideração, desde as fontes de emissão de carbono, a estrutura organizacional e os níveis de maturidade dos stakeholders envolvidos. Assim, trabalhamos com uma consultoria focada nas necessidades da sua organização.

A descarbonização é um processo muitas vezes associado à substituição de fontes não renováveis por fontes renováveis (como a energia solar, eólica, biomassa entre outros), mas não se resume às fontes de energia, esse processo vai muito além.

Dentre as estratégias para esse plano, podemos dar destaque para estas 4 principais:  

1.Geração de energia renovável;

2.Certificados de energia renovável (I-REC e outros);

3.Créditos de Carbono;

4.Eficiência Energética; 

O levantamento feito pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Demonstrou que empresas sustentáveis possuem os seguintes resultados:

79%

79% dos executivos observaram melhora significativa na reputação de suas marcas.

52%

52% das empresas viram a confiança dos investidores disparar com as estratégias de descarbonização

63%

63% dos entrevistados disseram que definir metas sustentáveis ajudou-os a tornar suas empresas mais inovadoras.

QUAis benefícios DE INICIAR UM PROCESSO DE DESCARBONIZAÇÃO NAS EMPRESAS?

Como a Legitimus pode colaborar neste processo?

A LEGITIMUS AMBIENTAL além atuar na realização do inventário GEE, proporciona planos exclusivos e personalizados junto aos clientes, traçando uma jornada efetiva de descarbonização no seu negócio.

Alinhados aos objetivos e metas do cliente a jornada de descarbonização pode ter diversos estágios, que vão desde as análises das fontes de emissão a projetos de substituição de fontes energéticas, compensação com crédito de carbono entre outros.

Com base no inventário GEE é realizado um diagnóstico dos principais fatores de emissão.

Após toda análise do inventário é elaborado o um plano de descarbonização completo que apresenta as melhores soluções para reduzir, ou até mesmo zerar as emissões de gases de efeito estufa.

Mas não basta ter o plano na mão e não saber como executá-lo, por isso trabalhamos também na execução do plano criado.

Com o plano de descarbonização emitido pela LEGITIMUS AMBIENTAL que é personalizado, elaborado e aplicado por especialistas no assunto, qualquer empresa é capaz de atingir o tão almejado Net Zero e realizar a redução da emissão e também a redução de custos.

Fale com nossos Consultores Especializados

Nossos consultores estão a disposição para lhe oferecer as melhores soluções ambientais.

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Olá 👋 Podemos ajudá-lo?
Escanear o código
Legitimus Ambiental
Fale diretamente com nossos especialistas através do whatsapp!