DIAGNÓSTICO ESG

lógica da estratégia esg

Propósito

Identificar qual a razão de ser da organização, a sua ambição  futura e como ela espera gerar valor para as partes interessadas.

partes interessadas

As organizações não estão sozinhas no mundo: a cadeia de valor e as partes interessadas são parceiras na criação de valor. Identificar as principais relações e entender a influência de cada parte interessada nos resultados da organização – isso não apenas mitiga riscos, como pode estimular inovação e a criação de valor.

materialidade

Conhecer os temas materiais e as externalidades dos negócios a partir das agendas ambiental, social e de governança.

OBJETIVOS, METAS E INDICADORES

Visão de longo prazo: momento de entender os riscos e as oportunidades, priorizar os temas materiais e inserir a agenda ESG na estratégia, definir objetivos, metas, indicadores e monitorar continuamente.

COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO

Agora é o momento de olhar para a comunicação, revisar e replanejar as ações, sempre tendo como referência o propósito.

o que é esg NA SUA ORGANIZAÇÃO?

O termo ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança), estabelece práticas, dentro das empresas, relacionadas a questões do meio ambiente, sociais e de governança. Esses três pontos tornaram-se fundamentos imperativos para a competitividade empresarial em qualquer setor de atuação, e devem ser cada vez mais valorizados pela sociedade como um todo.

AMBIENTAL

SOCIAL

governança

norma abnt pr 2030

A Norma ABNT PR 2030:2022 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações, é uma recomendação, um documento voluntário sem inclusão de requisitos contratuais, funcionando como uma base técnica para regulamentações futuras ligados ao tema.

Esta norma foi lançada em dezembro de 2022 e pretende, como o nome já diz, ser um marco normativo para discussões de ESG no Brasil.

norma ABNT PR 2030 utiliza alguns documentos normativos que auxiliaram o seu texto. Esses documentos normativos orientadores são:

ABNT NBR ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade
ABNT NBR ISO 14001 – Sistemas de gestão ambiental
ABNT NBR 16001 – Responsabilidade social
ABNT NBR ISO 26000 – Diretrizes sobre responsabilidade social
ABNT NBR ISO/IEC 27001 – Sistemas de gestão da segurança da informação
ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de riscos
ABNT NBR ISO 37000 – Governança de organizações
ABNT NBR ISO 37001 – Sistemas de gestão anti-suborno
ABNT NBR ISO 37301 – Sistemas de gestão de compliance
ABNT NBR ISO 50001 – Sistemas de gestão de energia
ISO 45001 – Ocupacional health and safety management systems

niveis de maturidade COM BASE Na NORMA abnt pr 2030

O modelo de avaliação e direcionamento está representado em uma escala, composta por cincoestágios de evolução crescentes e de abordagem cumulativa, conforme apresentado na figura abaixo:

Nos estágios 1 e 2, as ações ainda não podem ser consideradas práticas ESG, tendo em vista que estão sendo tratadas de forma a atender a legislação ou por meio de práticas dispersas. Nestes estágios ainda existe um nível menor de conscientização e envolvimento da Alta Direção com os temas ESG.

A partir do estágio 3 a liderança já possui uma atuação mais consciente em relação a temas ESG materiais para seu negócio, indo além da legislação. As práticas possuem enfoque operacional e passam a ser gerenciadas em processos estruturados, mas a princípio, tem como objetivo a mitigação de riscos de imagem, reputação e melhorias em efciência e qualidade. A partir do amadurecimento dentro do próprio estágio 3 espera-se que as organizações aumentem sua visão em relação aos temas ESG e os líderes tenham um envolvimento mais profundo, assumindo o papel de coordenação do tema, ampliando o nível de aprendizado e inovação corporativa. Neste contexto, se inicia a aderência ao que chamamos de práticas ESG.

No estágio 4, a liderança está à frente dos processos de ESG. Ao integrar os temas à uma abordagem estratégica, desenvolve visão integrada para lidar com os temas, articulando sistemas e processos. Nessa fase, a organização usa o ESG como forma de se diferenciar, ao promover inovação tecnológica ou novos modelos de negócio. Práticas nesse estágio possuem objetivos, metas, indicadores-chave do desempenho e monitoramento contínuo.

No estágio 5, a organização já posicionou o ESG como base de seu modelo estratégico de negócio, e atua para impactar e infuenciar outras organizações no fortalecimento dessa pauta, em um movimento mais amplo frente ao seu setor de atividade e cadeias de valor. O trabalho de impacto e infuência é uma disciplina contínua e evolutiva.

Passos para incorporar o ESG na organização

Na incorporação de temas ESG, assim como em outros temas do universo corporativo, abordar a questão como um processo, em fases, torna efciente e auxilia no alcance de resultados concretos. Identifcando as fases que podem ser observadas pelas organizações que desejem ingressar na Jornada ESG.

A  ABNT PR 2030 sugere sete passos para incorporar o ESG dentro da estratégia e modelo de gestão da organização, desde conhecimento sobre o tema, consolidação em uma nova visão de negócio e intenção estratégica, até a entrega de valor, de uma forma mais ampla para a sociedade.

Com a nossa ferramenta é possível ter um diagnóstico ESG completo!

ITENS VERIFICADOS NO DIAGNÓSTICO CONFORME ABNT PR 2030

0

Itens Ambientais

0

Itens Sociais

0

Itens de Governança

Além de planos de ação, índices de atendimento por temas, dashboards interativos muito mais.

nossa metodologia

Através de nossos especialistas a LEGITIMUS AMBIENTAL desenvolveu uma metodologia que é exclusiva, e que foi baseada na norma técnica ABNT PR 2030.

A metodologia se materializou em uma ferramenta de diagnóstico prática e eficiente, com uma avaliação completa e robusta. A metodologia aplicada a ferramenta nos permite gerarmos um direcionamento de estratégias de curto e longo prazo a partir dessa análise, além de planos e definições para atendimento aos requisitos.

Na metodologia temos 2 focos:

1 – Realizar o diagnóstico para entendimento da maturidade;

2 – Desenvolvimento do plano de ação exclusivo e personalizado para atendimento aos requisitos.

ferramenta legitimus de diagnóstico esg

A ferramenta de Diagnóstico ESG Legitimus é a solução mais completa de análise do seu negócio.

Através da nossa ferramenta é possível se ter uma visão completa do momento da empresa em cada um dos pilares, Ambiental, Social e Governança.

Após todo levantamento de informações são gerados relatórios completos através de um dashboard interativo, ilustrando os status por tema, o nível de maturidade e muitas outras aberturas dentro dos pilares.

Importante ressaltar que a LEGITIMUS AMBIENTAL não vende a ferramenta de diagnóstico, mas sim realiza a avaliação com base na metodologia e norma aplicável, e fornece toda consultoria e know-how para que os clientes tenham uma avaliação completa ESG e planos de ação e projetos exclusivos, personalizados e de acordo com as exigências do mercado.

Tudo isso com base nos conceitos e premissas da NBR PR 2030, alinhados as tecnologias e soluções ambientais desenvolvidas por nós.

Fale com nossos Consultores Especializados

Nossos consultores estão a disposição para lhe oferecer as melhores soluções ambientais.

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Olá 👋 Podemos ajudá-lo?
Escanear o código
Legitimus Ambiental
Fale diretamente com nossos especialistas através do whatsapp!